Projeto

PROJETO ANTES QUE A 301 ACABE 2014

Apresentação
            O Ensino Médio tem sido o segmento da Educação Básica mais tensionado e debatido nos últimos 10 anos pelo Governo Federal. Diversas ações, em diferentes âmbitos governamentais, têm sido planejadas e implementadas a fim de problematizar e criar alternativas ao diagnóstico de alta evasão e reprovação dos estudantes neste nível de ensino. As crises de sentidos e compromissos sociais, que a instituição escolar tem vivenciado na contemporaneidade – neste tempo de modernidade líquida, ou pós-modernidade – possuem ressonâncias nos discursos e investigações acadêmico-científicas que buscam compreender e analisar os sentidos construídos e atribuídos à escola pelos mais diferentes atores e sujeitos que nela habitam e constroem suas vidas. De modo a reconhecer que a educação no tempo presente precisa ser feita por meio de encontros socioculturais potentes, torna-se importante legitimar, mesmo que temporariamente, novas práticas de ensino e aprendizagem que favoreçam tanto a construção de conhecimentos dos jovens estudantes quanto seus rendimentos/desempenhos escolares. Diante disso, o projeto “Antes que a 301 acabe” propõe ser um conjunto de dinâmicas propositivas a fim de contribuir para a produção participativa e colaborativa de conhecimento dos estudantes e também possibilitar momentos de autonomia positiva de suas rotinas de estudo. De modo a favorecer estes processos, o projeto visa incorporar as tecnologias informacionais e computacionais como mediadores intencionais e inovadores da práticas docentes e discentes.

Justificativa
            Ao analisar as posturas e desempenhos dos estudantes da turma de 3º ano do Ensino Médio da Escola Fátima, percebe-se um conjunto complexo e tenso de discursos acerca do cansaço em relação aos seus hábitos de estudos. O projeto “Antes que a 301 acabe” é construído como uma proposição de desconstrução destes e construção de novos discursos e paradigmas de construção de conhecimento. Ele surge no contexto de diálogo entre as disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia, ministradas, até então, pelo mesmo professor. O convívio contínuo dos estudantes e a quantidade de componentes curriculares trabalhados pelo mesmo docente são fatores que mobilizam a integração dos saberes propostos e constituídos como conteúdos curriculares destes campos das Ciências Humanas. Por tanto, o projeto ousa ser a integração dos seguintes conteúdos:

DISCIPLINA
CONTEÚDO
PROPOSIÇÃO DIDÁTICA
Ensino Religioso
*Projeto de Vida
*Direitos humanos e humanização dos sujeitos
-Investigação das memórias individuais e coletivas que os estudantes fazem de suas vidas no espaço escolar.
Filosofia
*Estética do olhar
-Ensaios reflexivos de como se produz artefatos estéticos e culturais.
Sociologia
*Obsolescência programa
*Globalização
-Investigação de aspectos globais na vida cotidiana dos estudantes.

Objetivos
            Com esta ação pedagógica, espera-se que os estudantes consigam relacionar difversos saberes construídos em diferentes componentes curriculares a fim de problematiza-los a partir de investigações sociais tendo como objeto de pesquisa tanto suas histórias de vida quanto a trajetória sociopolítica do município de Sapucaia do Sul.
            Para que isto aconteça, os objetivos específicos têm a intencionalidade de que os estudantes consigam:
  • Analisar dinâmicas de obsolescência programada a partir da problematização de seus comportamentos de consumo dos mais diversos produtos.
  • Compreender a globalização como um complexo de relações internacionais tanto políticas quanto econômicas que impactam no cotidiano dos sujeitos para problematizar a existência de diferentes comércios e produtos na cidade de Sapucaia do Sul.
  • Exercitar um olhar estético e investigativo de aspectos sociais no centro da cidade de Sapucaia do Sul com o intuito de questionar a existência de agentes humanos e não humanos como construtores da identidade local e global do município.
  • Fazer um inventário de suas trajetórias escolares a fim de produzir registros escritos e imagéticos como estratégia de genealogia de suas vidas.

Delimitação do trabalho
O projeto “Antes que a 301 acabe” congrega um conjunto de ações didático-pedagógicas produzidas e disponibilizadas de forma pública através do blog: http://antesquea301acabe.blogspot.com.br. Nele cada estudante deverá realizar uma sequência de postagens, sempre orientados pelo professor, de acordo com a listagem abaixo:
  • Perfil – uma página dedicada a apresentação dos estudantes.
  • Resenha do filme “Antes que o mundo acabe”.
  • Registro fotográfico e reflexivo sobre os espaços, momentos e pessoas que contribuíram positivamente para a trajetória escolar dos estudantes na instituição de ensino.
  • Registro fotográfico e reflexivo acerca de elementos locais e globais encontrados no centro de Sapucaia do Sul.
  • Registro audiovisual contendo com uma síntese das atividades e aprendizagens desenvolvidas ao longo do projeto.

Para acessar estes registros, haverá três marcadores de postagens:
  • Orientações do Professor – neste marcador serão reunidas todas as postagens de orientação referente aos passos e critérios das atividades que os estudantes devem produzir em cada aula.
  • Registro numérico das aulas – neste marcador serão reunidas as postagens dos estudantes de acordo com a produção de cada aula.
  • Perfil dos estudantes – neste marcador serão reunidas as postagens referentes ao perfil que cada estudante construirá sobre si mesmo.

Todas as postagens serão iniciadas no período de aula tendo à disponibilidade dos estudantes o Laboratório de Informática. Porém, é importante que eles também levem para as aulas alguns instrumentos digitais: fones de ouvido, aparelhos para registro fotográfico e cabo de dados para transmitir as fotos para o computador.

Metodologia
O projeto “Antes que a 301 acabe” será desenvolvido a partir de uma perspectiva metodológica que posiciona o estudante como protagonista dos processos de produção de seu conhecimento. Para isso, será desenvolvido um conjunto de ações que propiciará o exercício da autonomia reflexiva dos estudantes através do diálogo constante com o professor.

Processo didático-pedagógico
DATA
ATIVIDADE
LOCAL
31/10
“A história dos eletrônicos”
*Projeção do vídeo título da aula, debate e análise do mesmo.
*Leitura do texto “Um passeio no mercado…” com o intuito de problematizar as relações de produção e consumo de bens no sistema capitalista atravessado pela dinâmica da globalização.
*Orientação a respeito da Avaliação Processual para a disciplina de Sociologia: análise genealógica de um produto consumido pelos estudantes.
LABIN
4/11
“Criando perfis virtuais”
*Entrega dos materiais referentes à da Avaliação Processual e partilha das aprendizagens que os estudantes conseguiram construir com esta atividade.
*Apresentar aos estudantes a ferramenta digital do Blogger que será usada como um ambiente de aprendizagem virtual: http://antesquea301acabe.blogspot.com.br. Instrumentalização dos estudantes para o manuseio da ferramenta digital.
*Cada estudante deverá fazer a sua primeira postagem no blog que consiste na produção de seu perfil pessoal que deve conter: foto, nome, idade, há quantos anos mora em Sapucaia do Sul, há quantos anos estuda na Escola Fátima, outras informações necessárias.
LABIN
7/11
“Antes que o mundo acabe”
*Projeção do vídeo título da aula.
*Diálogo reflexivo sobre o filme e sensibilização para que a turma registre suas vidas de agora em diante para que jamais esqueçam do que viveram na Escola Fátima.
Salão
11/11
“Globalização no meu/seu/nosso cotidiano”
*Nesta aula, será realizada uma leitura crítica e analítica do texto “Carta a um jovem que desconheço” (trecho do livro “Antes que o mundo acabe”, de Marcelo Carneiro da Cunha”
*Além disso, os estudantes deverão fazer a postagem de uma resenha sobre o filme “Antes que o mundo acabe”.
LABIN
12/11
“O que eu não quero esquecer”
*Nesta aula, os estudantes deverão fazer registros fotográficos de espaços e pessoas que eles não querem esquecer após a conclusão do Ensino Médio.
*Estas fotos devem ser postadas no blog juntamente com um comentário justificando a escolha de cada foto.
Escola e LABIN
14/11
“Quais pessoas eu jamais quero esquecer”
*Nesta aula, será feita uma reflexão acerca dos novos meios de informação e comunicação que possibilitam a produção de novas distâncias e proximidades entre pessoas ao redor do mundo.
*Com este diálogo, os estudantes devem escolher alguém que fez parte da sua história escolar e que não se encontre mais na instituição para escrever uma carta a ela. Este documento deve ser encaminhado para a pessoa.
*No blog, deve ser feita uma postagem com fotos de momentos e pessoas que marcaram a trajetória escolar dos estudantes e um breve comentário acerca dos motivos da escolha.
LABIN
18/11
Saída Pedagógica: as memórias e histórias de Sapucaia do Sul
*Nesta aula, a turma fará uma caminhada no centro da cidade a fim de analisar os prédios, os comércios e pessoas que habitam o local.
*Durante esta caminhada, os estudantes devem bater fotos que retratem elementos tanto globais quanto locais da cidade.
*Como tarefa para casa, os estudantes devem selecionar algumas fotos a serem postadas ao blog.
Centro da cidade de Sapucaia do Sul
19/11
“A globalização em Sapucaia do Sul”
*Nesta aula, os estudantes devem fazer a postagem das fotos batidas durante a Saída Pedagógica e produzir alguns comentários reflexivos acerca da escolha das fotos.
LABIN
21/11
“Revisando as produções”
*Nesta aula os estudantes poderão revisar todas as postagens feitas até o momento, de modo a completa-las se for necessário.
*Também será orientada uma atividade final: cada estudante deve produzir um vídeo pessoal sobre suas aprendizagens ao longo do desenvolvimento do Projeto. Este vídeo deve ser feito de modo que apenas o estudante apareça fazendo uma fala de até 3min sobre o que conseguiu aprender e como avalia o conjunto de atividades relacionadas ao projeto. Este vídeo deve ser feito no final de semana, para que na próxima aula, os estudantes possam postá-lo no Youtube.
LABIN
25/11
“Finalização do projeto”
*Nesta aula, os estudantes irão postar o vídeo pessoal no Youtube e incorpora-lo no blog.
LABIN
26/11
“Partilha das aprendizagens”
*Nesta aula, será apresentada a finalização de todas as postagens do blog, bem como do vídeo avaliativo do processo feito pelos estudantes.
SALA DE DINÂMICAS
28/11
“Avaliação Participativa”
*Nesta aula, os estudantes serão organizados de modo a produzir uma síntese avaliativa e coletiva acerca das aprendizagens desenvolvidas durante o projeto.
SALA DE AULA

Avaliação
A avaliação dos estudantes, neste projeto, será realizada de forma processual, contínua e cumulativa. Todo o processo didático-pedagógico será quantificado com nota máxima de 4,00 pontos nas disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia. Esta pontuação refere-se à Avaliação Abrangente de todas as disciplinas citadas. Para isto, serão usados alguns critérios balizadores:

  • Realização das tarefas nos tempos, prazos e espaços estipulados.
  • Participação ativa e propositiva dos estudantes ao longo das aulas.
  • Relevância e responsabilidade perante as postagens realizadas no blog.
  • Postura ética diante dos registros postados no blog e mas atividades coletivas.
  • Disponibilidade ao diálogo reflexivo com o professore e com os demais colegas.

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