PROJETO
ANTES QUE A 301 ACABE 2014
Apresentação
O
Ensino Médio tem sido o segmento da Educação Básica mais tensionado e debatido
nos últimos 10 anos pelo Governo Federal. Diversas ações, em diferentes âmbitos
governamentais, têm sido planejadas e implementadas a fim de problematizar e
criar alternativas ao diagnóstico de alta evasão e reprovação dos estudantes
neste nível de ensino. As crises de sentidos e compromissos sociais, que a
instituição escolar tem vivenciado na contemporaneidade – neste tempo de
modernidade líquida, ou pós-modernidade – possuem ressonâncias nos discursos e
investigações acadêmico-científicas que buscam compreender e analisar os sentidos
construídos e atribuídos à escola pelos mais diferentes atores e sujeitos que
nela habitam e constroem suas vidas. De modo a reconhecer que a educação no
tempo presente precisa ser feita por meio de encontros socioculturais potentes,
torna-se importante legitimar, mesmo que temporariamente, novas práticas de
ensino e aprendizagem que favoreçam tanto a construção de conhecimentos dos
jovens estudantes quanto seus rendimentos/desempenhos escolares. Diante disso,
o projeto “Antes que a 301 acabe” propõe ser um conjunto de dinâmicas
propositivas a fim de contribuir para a produção participativa e colaborativa de
conhecimento dos estudantes e também possibilitar momentos de autonomia positiva
de suas rotinas de estudo. De modo a favorecer estes processos, o projeto visa
incorporar as tecnologias informacionais e computacionais como mediadores intencionais
e inovadores da práticas docentes e discentes.
Justificativa
Ao
analisar as posturas e desempenhos dos estudantes da turma de 3º ano do Ensino
Médio da Escola Fátima, percebe-se um conjunto complexo e tenso de discursos
acerca do cansaço em relação aos seus hábitos de estudos. O projeto “Antes que
a 301 acabe” é construído como uma proposição de desconstrução destes e
construção de novos discursos e paradigmas de construção de conhecimento. Ele
surge no contexto de diálogo entre as disciplinas de Ensino Religioso,
Filosofia e Sociologia, ministradas, até então, pelo mesmo professor. O convívio
contínuo dos estudantes e a quantidade de componentes curriculares trabalhados
pelo mesmo docente são fatores que mobilizam a integração dos saberes propostos
e constituídos como conteúdos curriculares destes campos das Ciências Humanas.
Por tanto, o projeto ousa ser a integração dos seguintes conteúdos:
DISCIPLINA
|
CONTEÚDO
|
PROPOSIÇÃO
DIDÁTICA
|
Ensino Religioso
|
*Projeto de Vida
*Direitos humanos e humanização dos
sujeitos
|
-Investigação das memórias individuais
e coletivas que os estudantes fazem de suas vidas no espaço escolar.
|
Filosofia
|
*Estética do olhar
|
-Ensaios reflexivos de como se produz
artefatos estéticos e culturais.
|
Sociologia
|
*Obsolescência programa
*Globalização
|
-Investigação de aspectos globais na
vida cotidiana dos estudantes.
|
Objetivos
Com
esta ação pedagógica, espera-se que os estudantes consigam relacionar difversos
saberes construídos em diferentes componentes curriculares a fim de
problematiza-los a partir de investigações sociais tendo como objeto de
pesquisa tanto suas histórias de vida quanto a trajetória sociopolítica do
município de Sapucaia do Sul.
Para
que isto aconteça, os objetivos específicos têm a intencionalidade de que os
estudantes consigam:
- Analisar
dinâmicas de obsolescência programada a partir da problematização de seus
comportamentos de consumo dos mais diversos produtos.
- Compreender
a globalização como um complexo de relações internacionais tanto políticas
quanto econômicas que impactam no cotidiano dos sujeitos para
problematizar a existência de diferentes comércios e produtos na cidade de
Sapucaia do Sul.
- Exercitar
um olhar estético e investigativo de aspectos sociais no centro da cidade
de Sapucaia do Sul com o intuito de questionar a existência de agentes
humanos e não humanos como construtores da identidade local e global do
município.
- Fazer um
inventário de suas trajetórias escolares a fim de produzir registros
escritos e imagéticos como estratégia de genealogia de suas vidas.
Delimitação
do trabalho
O projeto “Antes que a
301 acabe” congrega um conjunto de ações didático-pedagógicas produzidas e
disponibilizadas de forma pública através do blog: http://antesquea301acabe.blogspot.com.br.
Nele cada estudante deverá realizar uma sequência de postagens, sempre
orientados pelo professor, de acordo com a listagem abaixo:
- Perfil –
uma página dedicada a apresentação dos estudantes.
- Resenha do
filme “Antes que o mundo acabe”.
- Registro
fotográfico e reflexivo sobre os espaços, momentos e pessoas que
contribuíram positivamente para a trajetória escolar dos estudantes na
instituição de ensino.
- Registro
fotográfico e reflexivo acerca de elementos locais e globais encontrados
no centro de Sapucaia do Sul.
- Registro
audiovisual contendo com uma síntese das atividades e aprendizagens desenvolvidas
ao longo do projeto.
Para acessar estes
registros, haverá três marcadores de postagens:
- Orientações
do Professor – neste marcador serão reunidas todas as postagens de
orientação referente aos passos e critérios das atividades que os
estudantes devem produzir em cada aula.
- Registro
numérico das aulas – neste marcador serão reunidas as postagens dos
estudantes de acordo com a produção de cada aula.
- Perfil dos
estudantes – neste marcador serão reunidas as postagens referentes ao perfil
que cada estudante construirá sobre si mesmo.
Todas as postagens
serão iniciadas no período de aula tendo à disponibilidade dos estudantes o
Laboratório de Informática. Porém, é importante que eles também levem para as
aulas alguns instrumentos digitais: fones de ouvido, aparelhos para registro
fotográfico e cabo de dados para transmitir as fotos para o computador.
Metodologia
O projeto “Antes que a
301 acabe” será desenvolvido a partir de uma perspectiva metodológica que
posiciona o estudante como protagonista dos processos de produção de seu
conhecimento. Para isso, será desenvolvido um conjunto de ações que propiciará o
exercício da autonomia reflexiva dos estudantes através do diálogo constante
com o professor.
Processo
didático-pedagógico
DATA
|
ATIVIDADE
|
LOCAL
|
31/10
|
“A
história dos eletrônicos”
*Projeção do vídeo título da aula,
debate e análise do mesmo.
*Leitura do texto “Um passeio no
mercado…” com o intuito de problematizar as relações de produção e consumo de
bens no sistema capitalista atravessado pela dinâmica da globalização.
*Orientação a respeito da Avaliação
Processual para a disciplina de Sociologia: análise genealógica de um produto
consumido pelos estudantes.
|
LABIN
|
4/11
|
“Criando
perfis virtuais”
*Entrega dos materiais referentes à da
Avaliação Processual e partilha das aprendizagens que os estudantes
conseguiram construir com esta atividade.
*Apresentar aos estudantes a
ferramenta digital do Blogger que será usada como um ambiente de aprendizagem
virtual: http://antesquea301acabe.blogspot.com.br.
Instrumentalização dos estudantes para o manuseio da ferramenta digital.
*Cada estudante deverá fazer a sua primeira
postagem no blog que consiste na produção de seu perfil pessoal que deve
conter: foto, nome, idade, há quantos
anos mora em Sapucaia do Sul, há quantos anos estuda na Escola Fátima, outras
informações necessárias.
|
LABIN
|
7/11
|
“Antes
que o mundo acabe”
*Projeção do vídeo título da aula.
*Diálogo reflexivo sobre o filme e sensibilização
para que a turma registre suas vidas de agora em diante para que jamais
esqueçam do que viveram na Escola Fátima.
|
Salão
|
11/11
|
“Globalização
no meu/seu/nosso cotidiano”
*Nesta aula, será realizada uma leitura
crítica e analítica do texto “Carta a um jovem que desconheço” (trecho do
livro “Antes que o mundo acabe”, de Marcelo Carneiro da Cunha”
*Além disso, os estudantes deverão
fazer a postagem de uma resenha sobre o
filme “Antes que o mundo acabe”.
|
LABIN
|
12/11
|
“O
que eu não quero esquecer”
*Nesta aula, os estudantes deverão
fazer registros fotográficos de espaços e pessoas que eles não querem
esquecer após a conclusão do Ensino Médio.
*Estas fotos devem ser postadas no
blog juntamente com um comentário justificando a escolha de cada foto.
|
Escola e LABIN
|
14/11
|
“Quais
pessoas eu jamais quero esquecer”
*Nesta aula, será feita uma reflexão
acerca dos novos meios de informação e comunicação que possibilitam a
produção de novas distâncias e proximidades entre pessoas ao redor do mundo.
*Com este diálogo, os estudantes devem
escolher alguém que fez parte da sua história escolar e que não se encontre
mais na instituição para escrever uma carta a ela. Este documento deve ser
encaminhado para a pessoa.
*No blog, deve ser feita uma postagem com
fotos de momentos e pessoas que marcaram a trajetória escolar dos estudantes
e um breve comentário acerca dos motivos da escolha.
|
LABIN
|
18/11
|
Saída
Pedagógica: as memórias e histórias de Sapucaia do Sul
*Nesta aula, a turma fará uma
caminhada no centro da cidade a fim de analisar os prédios, os comércios e
pessoas que habitam o local.
*Durante esta caminhada, os estudantes
devem bater fotos que retratem elementos tanto globais quanto locais da
cidade.
*Como tarefa para casa, os estudantes
devem selecionar algumas fotos a serem postadas ao blog.
|
Centro da cidade de Sapucaia do Sul
|
19/11
|
“A
globalização em Sapucaia do Sul”
*Nesta aula, os estudantes devem fazer
a postagem das fotos batidas durante a Saída Pedagógica e produzir alguns
comentários reflexivos acerca da escolha das fotos.
|
LABIN
|
21/11
|
“Revisando
as produções”
*Nesta aula os estudantes poderão
revisar todas as postagens feitas até o momento, de modo a completa-las se
for necessário.
*Também será orientada uma atividade
final: cada estudante deve produzir um
vídeo pessoal sobre suas aprendizagens ao longo do desenvolvimento do
Projeto. Este vídeo deve ser feito de modo que apenas o estudante apareça
fazendo uma fala de até 3min sobre o que conseguiu aprender e como avalia o
conjunto de atividades relacionadas ao projeto. Este vídeo deve ser feito
no final de semana, para que na próxima aula, os estudantes possam postá-lo
no Youtube.
|
LABIN
|
25/11
|
“Finalização
do projeto”
*Nesta aula, os estudantes irão postar
o vídeo pessoal no Youtube e incorpora-lo no blog.
|
LABIN
|
26/11
|
“Partilha
das aprendizagens”
*Nesta aula, será apresentada a finalização
de todas as postagens do blog, bem como do vídeo avaliativo do processo feito
pelos estudantes.
|
SALA DE DINÂMICAS
|
28/11
|
“Avaliação
Participativa”
*Nesta aula, os estudantes serão
organizados de modo a produzir uma síntese avaliativa e coletiva acerca das
aprendizagens desenvolvidas durante o projeto.
|
SALA DE AULA
|
Avaliação
A avaliação dos
estudantes, neste projeto, será realizada de forma processual, contínua e
cumulativa. Todo o processo didático-pedagógico será quantificado com nota
máxima de 4,00 pontos nas disciplinas de Ensino Religioso, Filosofia e
Sociologia. Esta pontuação refere-se à Avaliação Abrangente de todas as
disciplinas citadas. Para isto, serão usados alguns critérios balizadores:
- Realização
das tarefas nos tempos, prazos e espaços estipulados.
- Participação
ativa e propositiva dos estudantes ao longo das aulas.
- Relevância
e responsabilidade perante as postagens realizadas no blog.
- Postura
ética diante dos registros postados no blog e mas atividades coletivas.
- Disponibilidade
ao diálogo reflexivo com o professore e com os demais colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário